Geralmente, quem almeja um cargo de nível sênior, dentro de uma empresa (de tecnologia), tem a falsa ilusão que é "o tempo de experiência" que conta — aí que você se engana.
Empresas podem e irão até te contratar pelo tempo de carreira, comprovada. Mas, se você quer realmente se sobressair perante os outros "seniors". Uma outra lista de stacks (habilidades), que o tornarão SÊNIOR.
Busque conhecimentos que vão além do técnico! Aprenda, estude e se permita analisar problemas com uma abordagem mais crítica e fora da caixinha; saiba se comunicar, se faça entender. Apresente soluções que um "mero" desenvolvedor não vê.Não, eu não estou falando pra você se tornar um gestor ou "Tech Lead". Porém, busque ter engajamento com a equipe, ouça opiniões e pontos de vista diferentes.
Tenha, a perspicácia e confiança quando sugerir uma solução — cuidado, para não ser arrogante, ou demonstrar soberba perante o time. Traga o máximo de pessoas pra próximo de você.
Sabemos que, nem todos irão ver esse comportamento como algo profissional, e poderão até "se tornar teu inimigo". E, nem sempre você terá voz ou espaço para demonstrá-lo. Não tenha pressa, busque estar e cativar àqueles que, ao mesmo tempo te admiram e que também apontam suas falhas.
Pode parecer que isso só será possível depois de já estar em um cargo "sênior", mas não. A construção da sua "senioridade", se dá desde o início que você quer fazer a diferença.
Não espere entre 7 e 10 anos para mostrar o quão capaz você é! Tanto, técnico quanto gestor — afinal, quem entra pra área de computação, busca nada mais, nada menos que "RESOLVER PROBLEMAS DO MUNDO REAL".
Leve a citação acima pra vida de programador, e quando você menos esperar. Estará colhendo os frutos que nem mesmo você imaginou!
P.S: comece a estudar inglês o quanto antes, principalmente CONVERSAÇÃO — se comunicar vale mais do que saber ler ou escrever (fica a dica).
Fonte: LinkedIn
0 Comentários