Durante o fim de semana, a rede Record TV foi alvo de um ataque do tipo ransomware (BlackCat), e informações recentes afirmam que os hackers estão pedindo um valor de "resgate" de pelo menos 25 milhões de reais (aproximadamente US$ 5 milhões).

Esse montante, é o valor com desconto, caso seja pago até a data do dia 15/10/2022, senão passa a ser cerca de US$ 7 milhões. Confira abaixo o "bilhete de resgate", supostamente enviado à rede Record:

Figura 1- "Bilhete de Resgate", supostamente encaminhado à rede Record de televisão.

Fonte: Publicação de Germán Fernández, no Twitter¹.

Os atacantes ainda alegaram, que caso o valor não seja pago até o tempo de desconto expirar, eles iniciação um ataque DDoS:

"depois que o tempo de desconto expirar, nossa equipe iniciará o ataque DDoS"
"começamos a procurar os clientes certos para seus dados na darknet".

Caso o pagamento seja realizado, os hackers ainda prometeram ajudar a emissora à descriptografar os arquivos, caso necessário. Além disso, irão explicar como realizaram o ataque e repassarão dicas de segurança.

O que o não pagamento pode causar?

Como citado anteriormente, o primeiro passo é iniciar o ataque DDoS. Já em paralelo à isso, os hackers estão em busca de compradores dos dados na deep web. Não obstante, outro alerta também foi deixado pelos atacantes:

"Tivemos tempo para estudar toda a sua infraestrutura e vocês não serão capazes de parar o ataque."

A rede Record de televisão está trabalhando em conjunto com a polícia e especialistas de segurança para tentarem reverter o cenário e mitigarem os danos.

Referências: ¹Twitter: @felilpepayaoOlhar Digital: Ransomware BlackCat volta a atacar empresas e hackers estão na mira do FBIPOPTime Space: Record: hackers cobram resgate milionário e prometem mais ataquesTecMundo: Record: hackers cobram resgate milionário e prometem mais ataques